“a eficácia de toda a intervenção (...) é influenciada pela dedicação, entrega e preparação dos profissionais que com elas trabalham (...)
Macedo (2011:49)
- Promover o desenvolvimento social
Para Jordan (2000:23)o professor deve procurar que a criança autista faça amigos com os
quais se identifique, facilitando a socialização da criança com os seus pares.
- Organizar a sala de aula
Os alunos autistas respondem bem a sistemas organizados, por isso o professor deve organizar a sala de aula de modo a que estes alunos possam desenvolver as suas competências com sucesso.
- Usar pistas visuais
“(...) muitos autistas possuem dificuldades de organização pessoal, não sabendo onde ir e como chegar pelo caminho mais fácil. Devido à dificuldades de linguagem não entendem direcções ou regras, por isso, a organização do meio ambiente, deve dar pistas visuais que os ajude a entender” (Cipriano,2010:41).
- Programar as atividades
Uma vez que muitos autistas (...) têm problemas com a memória sequencial esta programação ajuda a criança a prever os acontecimentos diários e semanais e diminui a ansiedade sobre o que virá a seguir (...). A programação é geralmente afixada num lugar da
sala de aula para que todos possam ver (...). Pode ser feita através de figuras ou desenhos representativos” (Cipriano,2010:41).
- Utilizar gestos ou desenhos
Caso o aluno apresente dificuldades de compreensão na linguagem oral o professor pode recorrer a gestos ou “(...) através de dicas visuais tais como apresentar e posicionar materiais de forma sistemática, assim como utilizar desenhos” (Salvador, 2000 citado por Cipriano, 2010).
Sem comentários:
Enviar um comentário